segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Ativ 3 _ tecno_aula

Tecno-aulas A3 - Existe algum tipo de preconceito em relação ao uso das tecnologias aplicadas à educação ?
Não há preconceito nenhum quanto às tecnologias , aliás ,ela é uma ferramenta de grande valor para aplicar os conteúdos programados , as imagens , o som chamam atenção e faz com que o aluno desperte para aprofundar o assunto .
Gostaria de fazer uso constante de tecnologia nas minhas aulas , porém uma grande barreira é encontrar os computadores rodando corretamente , sem problemas , pois a SAI está com os computadores ultrapassados , poucos computadores funcionam e não há uma pessoa especializada que pudesse deixá-los em perfeitas condições de uso , com manutenção constante e troca de peças quando necessário.
Complementando , na escola em que leciono , há uma sala de multimídia onde podemos socializar os trabalhos efetuados pelos alunos através da TV 29 , o DVD e um PC , eles apresentam em forma de seminário e a aula fica muito mais interessante e os professores apresentam seus conteúdos aos alunos através de agendamento da sala.

Há pouco tempo , os alunos socializaram as pesquisas que eles elaboraram para toda escola sobre os projetos de : música MPB e Viva-Japão .

sábado, 6 de outubro de 2007

Fundamentação Teórica

Quais são as principais necessidades da rede estadual no ensino e aprendizagem da língua inglesa?
Nós professores da rede estadual de ensino enfrentamos muitas dificuldades diante de nosso trabalho com os alunos. As maiores dificuldades são : falta de recursos, ou seja , temos a SAI mas não há manutenção constante das máquinas e muitas vezes a aula programada não pode ter total êxito por dificuldades com os equipamentos que já se encontram sucateados ;falta de materiais didáticos – desde o dicionário à adoção de livro ou apostila é difícil mudar a mentalidade do aluno que a escola não deve ser paternalista e que é uma instituição na qual eles deveriam buscar enriquecimento cultural . Necessitamos de apoio, capacitação em serviço para desenvolvermos projetos prazerosos com nossos aluno; ele tem que gostar, interagir e aprender com as atividades propostas. Os recursos são de extrema importância para que possamos trazer algo novo, diferente ao nosso aluno.

Como atendê-las?
O desenvolvimento de nosso trabalho deve ser voltado para o aprendizado do aluno, procurando trazer a realidade às necessidades de aprendizado , contextualizando , interagindo e fazendo com que o aluno seja protagonista da sua própria aprendizagem .


Como você avalia os projetos propostos diante dessas necessidades?
São projetos riquíssimos e muito esperados pelos professores da área de Língua Inglesa , com conteúdos muito bem selecionados que nos dão suporte teórico , prático e facilitadores para o desenvolvimento dos conteúdos .



Você já havia tido contato com os fundamentos teóricos utilizados no projeto Interaction Students?
Sim , alguns estudos com os fundamentos teóricos , mas agora o projeto Interaction Students complementa a base teórica .É um projeto que contém um ótimo conteúdo, e que atenderá as necessidades das escolas estaduais. É exatamente este curso que eu esperava, o uso da tecnologia agregado ao ensino e de forma prática. .

Há alguma abordagem que gostaria de acrescentar? Tem sugestões de eventos que fazem discussão desses fundamentos e quer compartilhar com os colegas?
O professor pode e deve utilizar todas as ferramentas que o projeto Interaction Students proporciona para o ensino da Língua Inglesa; cabe a ele o desenvolvimento de práticas sociais, ações voltadas para esse fim. O professor pode propor ao aluno, não só o conhecimento da Língua Inglesa, mas trabalhar também as diferentes culturas, hábitos e formas de encarar o mundo. Devemos levá-lo à reflexão diante de tantas diversidades que há no mundo.