sábado, 6 de outubro de 2007

Fundamentação Teórica

Quais são as principais necessidades da rede estadual no ensino e aprendizagem da língua inglesa?
Nós professores da rede estadual de ensino enfrentamos muitas dificuldades diante de nosso trabalho com os alunos. As maiores dificuldades são : falta de recursos, ou seja , temos a SAI mas não há manutenção constante das máquinas e muitas vezes a aula programada não pode ter total êxito por dificuldades com os equipamentos que já se encontram sucateados ;falta de materiais didáticos – desde o dicionário à adoção de livro ou apostila é difícil mudar a mentalidade do aluno que a escola não deve ser paternalista e que é uma instituição na qual eles deveriam buscar enriquecimento cultural . Necessitamos de apoio, capacitação em serviço para desenvolvermos projetos prazerosos com nossos aluno; ele tem que gostar, interagir e aprender com as atividades propostas. Os recursos são de extrema importância para que possamos trazer algo novo, diferente ao nosso aluno.

Como atendê-las?
O desenvolvimento de nosso trabalho deve ser voltado para o aprendizado do aluno, procurando trazer a realidade às necessidades de aprendizado , contextualizando , interagindo e fazendo com que o aluno seja protagonista da sua própria aprendizagem .


Como você avalia os projetos propostos diante dessas necessidades?
São projetos riquíssimos e muito esperados pelos professores da área de Língua Inglesa , com conteúdos muito bem selecionados que nos dão suporte teórico , prático e facilitadores para o desenvolvimento dos conteúdos .



Você já havia tido contato com os fundamentos teóricos utilizados no projeto Interaction Students?
Sim , alguns estudos com os fundamentos teóricos , mas agora o projeto Interaction Students complementa a base teórica .É um projeto que contém um ótimo conteúdo, e que atenderá as necessidades das escolas estaduais. É exatamente este curso que eu esperava, o uso da tecnologia agregado ao ensino e de forma prática. .

Há alguma abordagem que gostaria de acrescentar? Tem sugestões de eventos que fazem discussão desses fundamentos e quer compartilhar com os colegas?
O professor pode e deve utilizar todas as ferramentas que o projeto Interaction Students proporciona para o ensino da Língua Inglesa; cabe a ele o desenvolvimento de práticas sociais, ações voltadas para esse fim. O professor pode propor ao aluno, não só o conhecimento da Língua Inglesa, mas trabalhar também as diferentes culturas, hábitos e formas de encarar o mundo. Devemos levá-lo à reflexão diante de tantas diversidades que há no mundo.

Um comentário:

Erica Barini disse...

Oi Ligia,

Concordo com você quanto às dificuldades de se trabalhar com tecnologias nas escolas, os problemas vão além da manutenção dos computadores; a metodologia é "nova", os professores precisam planejar suas aulas e também estar preparados para lidar com situações inesperadas. Acho que por todos estes motivos muitos professores preferem continuar com as aulas tradicionais, mas o legal é que aqueles que se aventuram obtém ótimos resultados.

Aproveito para te dar os parabéns pelo seu compromisso com o curso.
Bye
Érica